Nosso Blog

Game of Thrones – O jogo dos Tronos

Seguindo a nossa programação do projeto Single na Sexta, hoje lançaremos a música trilha sonora da série Game of Thornes, de Ramin Djawadi.

Além da trilha sonora no Spotify e várias outras plataformas digitais, também temos uma novidade! Um clipe gravado nada mais nada menos em uma das maiores e mais belas grutas do mundo, a Gruta de Maquiné, situada em Cordisburgo, Minas Gerais.

 

Gruta de Maquiné – cenário da gravação do clipe de Game Of Thrones por Trio Amadeus

Olhos atentos perceberão que o cenário, para além de evocar a beleza natural de um entre tantos patrimônios que a nossa Minas Gerais tem, também imprime uma correlação simbólica discreta entre o nome da música e a filosofia clássica, mais precisamente Platão.

O Jogo dos Tronos para além da ficção, é o jogo do poder que permeia a história. E são os donos do poder os controladores da caverna citada por Platão em sua alegoria “O mito da caverna”, do  livro A República.

Segundo seu mito, a realidade aparente é um disfarce que visa distrair a nossa consciência da realidade “real”. Somos seres acorrentados em uma caverna, distraídos por projeções feitas em suas paredes por seus donos, que não intencionam a nossa alforria, mas ao contrário, nos fazer acreditar que as projeções são a realidade.

Certa vez um entre os acorrentados se libertou. E saindo da caverna, viu uma luz, a luz do dia. Seus olhos não estavam acostumados à luz, e por isso ela o cegou. Mas seus olhos foram enfim se acostumando, e por fim ele pode ver a realidade do lado de fora da caverna. Voltando para contar aos outros e libertá-los, o taxaram de louco.

Pois esse mito tem um sentido real na história humana. Estamos presos em nossas crenças e convicções sociais, muitas das quais não visam a nossa emancipação, mas, ao contrário, a subordinação para que sejamos moldados a uma engrenagem de um sistema que usa a força da vida para se alimentar. Qualquer um de nós pode ter um vislumbre da realidade “real” a que estamos imersos, através de intuições místicas ou racionais. E certamente, o contato com a realidade, em um primeiro momento, é chocante. Pois significa a desmistificação da nossa própria identidade. Significa se reentender, se reestruturar em novas bases. Mas enquanto as bases não são o suficientemente sólidas, ficamos cegos pela luz, tal como o libertário da caverna de Platão.

A insistência e a persistência nesse novo paradigma é um desafio que, uma vez vencido, transfere lentamente os contornos da realidade, tal como a vista que se acomoda à luz, pouco a pouco, quando sai da escuridão completa para a completa claridão.

Eis que o retorno ao mundo anterior já não se torna compatível. E o isolamento daqueles cuja intelecção ultrapassa a medida do normal coletivo, esbarra no conflito da aceitação. A busca pela verdade não é um caminho fácil, e exige dos seus bandeirantes a abnegação de uma identidade pregressa de dentro da caverna.

No clipe, andamos pela gruta como quem anda pela caverna em busca de sua saída. E a saída é a luz da verdade que deveria pairar sobre todos.

A música GOT (anagrama de Game of Thrones), já está disponível no Spotify, e o clipe será lançado logo mais, às 19hs no Youtube.

Esperamos você na PREMIERE*!
*Premiere é a primeira exibição pública do clipe, quando estaremos ao vivo no chat nos comunicando com você!

 

Ouça o GOT aqui
Inscreva-se me nosso canal do Youtube aqui
Entre para nosso grupo de TELEGRAM
Assita ao clipe aqui

 

Agradecemos ao Victor Gutenberg por essas imagens incríveis e ao IEF/MG – (Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais) e especialmente à Unidade de Conservação Monumento Natural Estadual Peter Lund, pela permissão para utilização de tão maravilhoso espaço! Um dos lugares mais incríveis do mundo! Gruta de Maquiné.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Artigos relacionados

Feliz Natal 2023

Um playlist especial para encantar o seu Natal! Feliz Natal do Trio Amadeus a playlist do seu Natal!

Read More »

5 de dezembro, aniversário de morte de Mozart

Hoje é 5 de dezembro  de 2023, aniversário de morte de Mozart. Ele teria hoje 267 anos. Porém, Mozart morreu com apenas 35 anos em 5 de dezembro de 1791. Por incrível que pareça, sua última obra foi justamente um “Réquiem”, músicas dedicadas ao contexto da morte…

Read More »

Feliz dia das Mães!

Uma declaração de um amor em forma de música para expressar todo o nosso carinho, amor e respeito às mães.
Feliz Dia das Mães

Read More »

Sobre nós

Trio Amadeus

Música de verdade

Música é arte porque toca em algo profundo do espírito humano. Somente a música verdadeira pode desenvolver o ser.

Logo do site Trio Amadeus

Favoritos

loja

Adquira nossos produtos