Ontem foi 8 de agosto, Dia dos Pais. Uma data que tem um significado especial para mim.
Estive longe dos meus filhos durante o dia dos pais, e só consegui vê-los às 10 horas da noite.
Apesar disso, foi um deleite quando os encontrei. O melhor momento do dia. Um frescor para a alma e para a vida.
Essas três criaturinhas são anjos na minha vida: Sarah, Lara e Davi. 10, 8 e 6 anos (já!!!).
Como o tempo passar rápido…
Me lembro de cada um deles ainda pulando no Ultrasom do ventre da mamãe Marcelle, o maior anjo da minha vida.
Apesar do meu “atraso” para o almoço do dia dos pais, não fui recebido como outro sentimento senão ternura. São as pessoas mais ternas que eu já conheci, cheias de amor, doçura e carinho. Cada um me deu um abração tão apertado, que entrou na alma a presença deles. Se penduraram em mim como seu eu fosse uma grande árvore divertida.
Cada um fez uma homenagem em desenho para mim. Cada um com sua leitura do mundo e sua capacidade de expressão. Logo se percebe a pureza que corre de dentro de seus corações:
Eu deixei um comentário em video nos “stories” do nosso instagram @trioamadeus
Jantamos juntos e eles falaram muitas coisas, principalmente a Sarah, que falava tão pouco na escola, agora desabrochou. Uma das principais coisas que nos distinguem completamente dos outros seres, é o universo da nossa linguagem. A nossa identidade e personalidade residem no universo da linguagem. Sem a linguagem, seriamos realmente meros animais, mas a linguagem é o que nos torna verdadeiramente HUMANOS. E é apenas a linguagem que nos conecta a um corpo superior. O desenvolvimento da linguagem nas crianças é uma das coisas mais importantes para humanizá-las. Nós temos lido bastante para as crianças, e é esplêndido poder observar esse florescer de seres humanos!
A inteligência depende da linguagem. A nossa missão como músicos é também conectar os sentimentos à linguagem. A isso damos o nome de expressão. A arte é uma linguagem. Por isso ela nos humaniza, na medida em que a temos desenvolvida, à medida em que depuramos a nossa sensibilidade para ela.
A linguagem depende de nuances. Quanto mais nuances, mais precisa a capacidade de descrição da realidade. Assim como quanto mais cores tem um quadro, mais ele se aproxima das cores da realidade que tenta descrever.
Essas nuances tem tudo a ver com o desenvolvimento da inteligência. Aliás, a inteligência é a nossa capacidade de compreender a realidade, e por esse entendimento, se articular com ela.
Fiquei depois contando a eles sobre a importância dos símbolos em nossa vida (coisa que pouca gente sabe – os líderes do mundo certamente sabem), e como a exposição à símbolos afeta a nossa maneira de se relacionar com o mundo. As crianças ouviram tudo com um imenso interesse, e com uma profunda compreensão. Dá para perceber o pensamento correndo em suas mentes, profundamente, enquanto me olham absorvendo praticamente cada palavra que eu falava.
Por fim foram dormir, não sem antes rezar e agradecer.
Depois restou em mim uma satisfação tão maravilhosa, de perceber que essas crianças não são outra coisa senão extensão de nós mesmos. Células dos nossos corpos que adquirem consistência material. Porém, é quando a linguagem se desenvolve nelas é que percebemos o nascer do espírito humano. É com ele que interagimos, e é nele que acreditamos.
Deixo a vocês o meu testemunho de que, sem sombra de dúvidas, ter os meus filhos foi a coisa mais maravilhosa que já me aconteceu em toda a minha vida. E provavelmente será a mais importante de todas. Mas não é só o ter os filhos, que são extensão de nós mesmos. Trata-se de conduzi-los para a aurora da Humanidade, ver o nascer e o despertar do verdadeiro espírito humano. E se sentir responsável por isso, nos traz a maior satisfação de todas: a satisfação de saber que estamos seguindo a vontade de Deus.
PS. Cheguei tarde ao meu “Dia dos Pais”, porque entendemos que estamos a serviço de outras pessoas. Estivemos preparando uma mensagem em vídeo para que as pessoas pudessem mandar para seus próprios pais, para que expressassem o seu próprio amor. Eis o que fazemos, a expressão do sentimento através de arte.
Nossa dedicação em ser a expressão do sentimento de outras pessoas, acreditamos, multiplica o amor no mundo.
A seguir, deixo a vocês o resultado deste trabalho de dedicação e amor à nossa missão.